Recapitulando o que aprendemos até então, a nossa mente é dividida em três mentes distintas e separadas. A Mente Consciente, a Mente Subconsciente, e a Mente Inconsciente. Vimos que a Mente Inconsciente é responsável pelo sistema imunológico e controle das funções vitais.
Já a Mente Consciente, é onde passamos a maior parte do tempo, e tem como primeira função analisar O segundo papel da mente consciente é um que, às vezes, nos causa alguns probleminhas. Nós chamamos isso de parte racional da nossa mente consciente. Ela nos deve dar razão pela qual nos comportamos de determinada forma. Se não tivermos uma razão para fazermos as coisas que fazemos, nós nos tornamos ansiosos, nervosos, frustrados e, se isso se prolonga tempo o bastante, pode levar a sérias doenças mentais. Os hospícios, por exemplo, estão cheios de pessoas que fazem coisas que não sabem porque fazem. O problema dos motivos que a mente racional nos dá sobre algum comportamento particular nosso, é que eles nunca são os reais motivos. Por exemplo, um fumante diz que fuma porque isso o acalma, o faz se sentir relaxado e lhe dá tempo para colocar os pensamentos em ordem. Uma pessoa com sobrepeso dirá: “Estou acima do peso porque como quando estou entediado”; “Eu como quando estou nervoso” ou “Tenho um problema de Tireoide“. Como disse, o problema é que essa razão nunca é a verdadeira. Antes de o fumante obter este hábito, ele ouviu outras pessoas que fumavam dizerem: “Fumo porque me acalma e me relaxa”, ou ele já ouviu uma pessoa acima do peso dizer: “Só estou acima do peso porque como quando fico nervoso”.
O problema com isso é que entendemos e sabemos as razões pelas quais as pessoas são fumantes e obesas. Geralmente, fumantes começam pela necessidade de segurança. Eles querem pertencer a outro grupo de amigos, normalmente quando são mais jovens, por volta de 12 a vinte anos. Segurança é uma necessidade básica para todos os seres humanos. Normalmente, temos toda a segurança que precisamos quando crescemos numa ótima família. Mas usualmente com doze ou treze, nossos pais não nos parecem mais tão espertos quanto pareciam ser e, então, desligamos nossa capacidade de ganhar segurança através deles e buscamos essa segurança em um grupinho da escola. Uns fumam, outros não.
Sentirmos que não pertencemos a esse grupo particular pode ser perigoso, uma vez que nossa mente subconsciente atua para nos trazer segurança. Frequentemente, ela dirá que fumantes são seguros e são aceitos. Logo, quando alguém lhe oferece um cigarro, você aceita imediatamente, e assim, se sente parte do grupo e aumenta seu nível se segurança. É por isso que as pessoas começam a fumar. Não tem nada a ver com ficar calmo e relaxado. Então, você deve entender que a razão que a mente racional nos dá por nos comportamos de certa maneira nunca é a verdadeira, sempre está incorreta! Você não começa a fumar porque isso acalma, você começa quando precisa de segurança.
Continue acompanhando nossos e-mails, nos próximos conteúdos explicarei mais sobre como funciona a Mente Humana, e é claro que qualquer dúvida é só entrar em contato.
E se você quer saber um pouco mais, acesse e agende sua sessão http://hipnoterapia.sheilagalvao.com.br/